Publicado em 19 de janeiro de 2022

Perfil do síndico profissional x morador: Veja as diferenças

Conheça as diferenças no perfil do síndico profissional e no do síndico morador, e veja as vantagens e desvantagens de contar com cada um deles.

Conheça as diferenças no perfil do síndico profissional e no do síndico morador, e veja as vantagens e desvantagens de contar com cada um deles.

Perfil do síndico profissional x morador: Veja as diferenças

O que eles devem ter em comum? Competência, seriedade e ética no desempenho das funções. Mas há algumas diferenças no perfil do síndico profissional e no do síndico morador.

Uma delas é que o síndico residente tem outra profissão e o síndico profissional dedica-se exclusivamente à gestão de condomínios.

Enquanto que o morador tem contato diário com os demais residentes do condomínio e, consequentemente com as várias situações que demandam atenção, o síndico profissional atua mais à distância.

Perfil do síndico profissional: Vantagens e desvantagens

Mas isso não significa dizer que ter um síndico profissional é uma desvantagem. Por que, por outro lado, muitas vezes, por não se envolver pessoalmente com alguns tipos de problema, a isenção acaba resultando em melhores soluções e gestão mais imparcial e eficiente.

Outro benefício de contar com um perfil do síndico profissional é que este acaba tendo mais tempo para se atualizar nas questões fundamentais que impactam no dia a dia do condomínio. Por exemplo:

  • Mudanças na legislação;
  • Inovações tecnológicas que permitem mais segurança para todos;
  • Melhorias promovidas por sistemas e processos mais modernos de gestão que possibilitam economia e eficiência;
  • Novos fornecedores que pratiquem preços mais justos.

Por não estar diariamente no condomínio, o síndico profissional estabelece uma relação sólida de parceria com os membros do conselho, moradores e administradora. Sendo assim, ele reúne aliados que acompanham a rotina do condomínio, reportando a ele os temas importantes e emergenciais.

Ele deve ainda, manter uma agenda periódica de visitas presenciais a fim de conhecer de perto os funcionários e eventuais problemas a serem resolvidos.

O ideal é que ele faça plantões previamente avisados para colher opiniões, críticas e comentários dos moradores.

Síndico morador: Por que é melhor ou pior?

Mesmo entre os especialistas, não há unanimidade quando o tema é qual melhor perfil do síndico. Se o síndico profissional ou o síndico residente. Tudo vai depender das qualidades de cada um, do tamanho do condomínio e de outros aspectos que variam bastante caso a caso.

Um ponto de concordância é que um síndico morador, geralmente, tem maior familiaridade com as necessidades do condomínio.

Afinal, morando no local, ele também é um usuário das áreas comuns, equipamentos, serviços prestados por fornecedores, funcionários e terceiros.

Conhecendo bem os demais moradores, na teoria, ele estaria mais apto para a tomada de decisões mais acertadas.

Além disso, em alguns casos, há a vantagem do condomínio poder economizar tendo um síndico morador. Muitas vezes, o síndico residente é “remunerado” por isenção da taxa condominial. Ou por um valor simbólico inferior ao que ganha um síndico profissional.

Responsabilidades e exigências

Apesar de algumas diferenças entre o perfil do síndico profissional e do morador, o que mais importa é ter experiência e capacidade para administrar com sucesso um condomínio.

O que não muda entre eles é o tamanho da responsabilidade civil, criminal, trabalhista, previdenciária e tributária.

O que se sabe é que o mercado mudou. E as exigências dos condôminos cresceram significativamente. Todos querem agilidade na hora de resolver os problemas de segurança e de convivência.

Isso sem falar na necessidade das manutenções rigorosas e que devem sempre estar em dia para que os imóveis continuem valorizados.

Diante disso, disciplina, agilidade, profissionalismo, respeito, transparência e facilidade para a resolução de conflitos interpessoais continuam sendo valores e características exigidas a quem quiser executar o papel de síndico.

Funções do síndico profissional e do síndico morador
  • Cumprir e fazer com que sejam cumpridas as deliberações das assembleias;
  • Conhecer profundamente e fazer valer a convenção do condomínio e seu regulamento interno;
  • Atuar à luz da legislação em vigor;
  • Praticar com sabedoria o exercício democrático na comunidade condominial;
  • Agir com transparência por meio da prestação de contas;
  • Adotar uma comunicação eficaz com os moradores e demais membros da comunidade;
  • Conduzir as assembleias por meio de pautas definidas previamente;
  • Ser organizado e manter toda documentação em ordem;
  • Saber ouvir, ter vontade de servir e determinação para colocar as regras em prática.

 

 

Fonte: Tudo Condo

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.

    Eliane da Silveira Brito Malagodi

    Há 1344 dias

    Olá Equipe "Viva o Condomínio"! Já pedindo desculpas pelo "mal jeito"(prolixidade),pois não sei fazer uso dessa ferramenta AINDA, solicito urgente e encarecidamente um norte para a seguinte questão: Residimos num Condomínio Popular-COHAB-SP, há 29 anos.Desde seu início. A dinâmica muda a todo instante, devido à NOVOS moradores que,infelizmente, são "investidores". Veem,ficam alguns meses ou no máximo um ano, fazem EXIGÊNCIAS (descabidas), que são aceitas pelo sindico do momento, instalam um ambiente bem HOSTIL ,etc. e vão embora sem o mínimo de respeito e consideração moral por nós outros (antigos sòmente nós e mais quatro moradores. É um prédio com 32 unidades sendo 16 bloco A-16 Bloco B. O diálogo não tem resolvido.... Fazem até bullyng conosco dizendo que :"Mutuários têem mais de espirrar daquí..."!?! Esse clima esta causando problemas de saúde emocional....Vale ressaltar que após a construção do Rodoanel / Escola ETEC e outras melhorias entorno a procura desses imóveis tidos como "populares" tem sido acirrada. A Questão é: Existe algum artigo Civil o qual podemos nos amparar? Deixo um fraterno e afetuoso abraço à toda Equipe.... Espero ter conseguido expressar-lhe minha, nossa angustia à contento.

    Viva O Condomínio

    Há 1314 dias

    Prezada Sra. Eliane, Todas das pessoas que moram em condomínio devem respeitar seus vizinhos, existe o Código Civil que trata do assunto, mas era interessante verificar se existe algum regulamento interno de seu condomínio. A dificuldade da Sra. se deve pelo fato desses moradores ficarem pouco, senão caberia processo no Juizado de Pequenas Causas por perturbação do sossego. Att Dr. Fernando Zito

    Raquel

    Há 1345 dias

    Ola boa noite moro em um condominio que nem o sindico cumpre as regras esta ficando insuportavel estou pensando mudar deste pois esta insustentavel

    Viva O Condomínio

    Há 1344 dias

    Prezada Sra. Raquel, Recomendo notificar o síndico, se não resolver procurar o Juizado de Pequenas Causas. Att Dr. Fernando Zito | ZMR Advogados