Notícias Áreas home 01

Anuncie aqui

Economizar água nas áreas comuns do condomínio

Veja como economizar água nas áreas comuns do condomínio na época mais quente do ano

Em tempos de verão, a nossa tendência é precisar de mais água. Com isso, economizar água nas áreas comuns do condomínio fica longe da nossa realidade. Não só para a hidratação do corpo, mas também para nos refrescar do calor e manter nossas plantas e jardins protegidos dos efeitos do sol. Mas você já parou pra pensar em quanto podemos estar desperdiçando água nestas atividades?

 

Dicas práticas para o dia a dia

A gente separou algumas dicas práticas para economizar água nas áreas comuns do seu condomínio, evitando desperdício e otimizando as tarefas que precisam desse recurso natural. Confira:

Remover termo: Economizar água nas áreas comuns do condomínio Economizar água nas áreas comuns do condomínio

 

Não regue demais as plantas e prefira o horário da noite

Ainda que o calor esteja forte, não é preciso regar as plantas mais vezes. Além de prejudicar a saúde da planta, você estará gastando água em excesso sem necessidade. Regar com pouca frequência, mas corretamente vai garantir a hidratação do jardim. O melhor horário é durante a noite ou nas primeiras horas da manhã: a redução da evaporação chega a 30%, dependendo da sua localização.

 

Aproveite a água da chuva

Apesar do forte calor, o verão no Rio de Janeiro também é conhecido por chuvas intensas e temporais. Toda essa água não precisa ir embora! Se o seu condomínio ainda não possui uma estrutura montada para captar água da chuva, mas têm espaço livre, tente armazenar um volume em tonéis de plástico. Assim você pode economizar o uso de água na irrigação dos jardins, usando a água da chuva para este fim. Para ler mais notícias em nosso blog e conhecer nossos serviços clique aqui.

 

Não lave calçadas

Milhares de litros de água são desperdiçados a cada dia com esta prática desnecessária. A rua e a calçada não devem ser lavadas com a mangueira do seu prédio! Oriente os funcionários do condomínio a abandonarem este hábito que gera tanto desperdício.

 

Atenção para os vazamentos

Verifique regularmente se há vazamentos de água nas estruturas do prédio. Inspecione torneiras e canos, pelo menos duas vezes por mês. Vazamentos geralmente não são muito caros para corrigir, mas se eles não são atendidos o mais breve possível, podem causar grandes problemas ao longo do tempo, além de gerar um aumento considerável na conta de água do prédio.

 

Cubra a piscina

A evaporação pode ser uma inimiga dos condomínios quando falamos de conservação da água de piscinas, tão usadas pelos moradores no verão. Usar uma lona ou capa para cobrir a piscina quando está fora de uso pode reduzir a evaporação de 30% a 50% e também isolar a água a partir de elementos exteriores, ajudando a manter uma temperatura constante.

 

Outras dicas para o seu condomínio

Agora que você já sabe tudo sobre como economizar água nas áreas comuns do condomínio, que tal saber quais os cuidados básicos podem evitar grandes incêndios nos condomínios? Clique no link e leia a matéria.

Fonte: Condomínios Verdes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *