Notícias Segurança Interna 01

Anuncie aqui

Dicas de segurança para síndicos

Trabalhar para que os condôminos possam se sentir seguros. Esse é um dos lemas de todo síndico quando o assunto é segurança

 

Dicas de segurança para síndicos

 

Dando continuidade às nossas dicas sobre segurança em condomínios, voltamos nossa atenção agora para os cuidados que os síndicos devem ter com o assunto.

Esse é um tema que todo administrador de condomínio deve estar atento, pois um dos principais objetivos da sua gestão é manter a tranquilidade dos moradores em relação à segurança. Desde escolher corretamente os funcionários até a criação de cadastros de moradores, visitantes e empresas terceiras, tudo deve estar em conformidade para que os condôminos possam se sentir seguro.

 

Portanto, fique atento e veja algumas dicas de segurança que os síndicos devem observar.

 

1 – Saber o número exato de moradores e de visitantes mensais do condomínio facilita o trabalho dos funcionários e evita a presença de estranhos dentro do condomínio. Ter conhecimentos destes números favorece a implantação de um sistema de segurança condizente com o tamanho do condomínio.

 

2- Faça reuniões periódicas com os responsáveis pela segurança para correção de eventuais falhas para se certificar da segurança do sistema. Pode parecer exagero, mas verificar a confiabilidade de um sistema de segurança também é importante.

 

3- Ser o mais rigoroso possível na hora de contratar os colaboradores já que serão eles que estarão no dia a dia do condomínio. Checar referências e pedir atestado de antecedentes criminais são os passos mais recomendados antes de contratar alguém.

 

4- Após a contratação, orientá-lo. É preciso comunicar com clareza aos funcionários todas as normas e procedimentos de segurança do condomínio e verificar se no dia a dia estão sendo cumpridas.

 

5- Ainda com relação aos funcionários é indispensável promover periodicamente uma reciclagem. Convoque reuniões, promova treinamentos, contrate palestras com especialistas em segurança para ressaltar a seriedade do tema  para o funcionário.

 

6- Pensar um procedimento padrão para recebimento de produtos é algo essencial nos dias de hoje. Com o aumento no número de compras pela internet o fluxo de entrega de produtos nos condomínios se tornou algo constante. Por isso, qualquer que seja o tipo de entrega (produtos, delivery…) ela deve ser feita ao morador na portaria. Para que esta norma seja cumprida, é crucial que o síndico convoque uma assembleia para tal finalidade e espalhe comunicados em pontos estratégicos do condomínio.

 

7- Contratar uma empresa responsável pela segurança do condomínio ou investir em produtos como câmeras, cercas e sensores? Tudo isso vai depender do tamanho do empreendimento, do caixa e das particularidades do seu condomínio. Por isso é essencial conhecer cada detalhe do local antes de contratar uma empresa.

 

8 – Por fim, mesmo com tanta tecnologia à disposição, como já escrevemos anteriormente, Segurança dentro do condomínio depende da ação diária de todos, contar com a colaboração dos condôminos é algo fundamental para a segurança de todos. Aproveite as assembleias para explicar o funcionamento dos equipamentos de segurança e deixar claro que eles são a parte principal na engrenagem (síndicos-funcionários-condôminos) que faz a segurança funcionar.

 

Como vimos, garantir a segurança dos condôminos não é uma tarefa simples. Mas quando todos estão trabalhando para o mesmo objetivo as coisas ficam mais fáceis.

 

Veja o que já publicamos sobre o assunto:

Os disfarces mais usados por assaltantes de condomínios

Formulário com mais algumas dicas de segurança.

 

Por: Guilherme de Paula Pires


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *