Publicado em 18 de outubro de 2023

Projeto de lei que institui a Semana do Condômino é aprovada em redação final e segue para sanção

A proposta é de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD).

O projeto de Lei 320/2022 de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que institui a “Semana do Condômino’’, foi aprovado em redação final, nesta segunda-feira (16), pela Assembleia Legislativa do Paraná e vai para a sanção do governador Ratinho Junior. O principal objetivo do projeto é a conscientização sobre os direitos e deveres do proprietário de imóvel condominial.

“Todas as pessoas que residem em prédios de apartamentos, em condomínios verticais ou horizontais precisam saber de seus direitos e deveres! A Semana do Condômino é uma oportunidade para refletir sobre a realidade do condomínio, buscar qualidade de vida atualizando e modernizando o espaço comum. Entre os objetivos do meu projeto, estão: conscientizar sobre os direitos e deveres do proprietário de imóvel condominial; aumentar o índice de transparência das ações dos síndicos; promover a importância da participação do condômino e de seu voto nas deliberações de assembleias gerais; aumentar a qualidade e interação social da comunidade condominial”, explicou o deputado Cobra Repórter.

O projeto de lei faz uma referência ao levantamento histórico feito com base nas edições anuais da “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – IBGE’’ (PNAD Contínua – IBGE) que revela que o número de apartamentos no Brasil cresceu 321% entre 1984 a 2019. Nesse mesmo sentido, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) aponta uma alta de 26% no número de pedidos de autorização para a construção de condomínios e incorporações imobiliárias nos municípios do entorno de Curitiba. O crescimento no setor de imobiliário com a criação de condomínios ocorre em todas as outras regiões metropolitanas do Estado, como Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama, Campo Mourão e Apucarana.

Fonte: Assembleia do Estado do Paraná

Assine a newsletter do Viva e receba
notícias como esta no seu e-mail

    Comente essa postagem

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

    Seu comentário será moderado pelo Viva o Condomínio e publicado após sua aprovação.

    Odilon Barrozo

    Há 167 dias

    Com todos respeito, acredito que temos muitos mais projetos importantes a serem analisados e aprovados, agora, dia do condômino? ? Lei para conscientizar o cidadão de uma outra Lei que ele (condômino) já tem conhecimento?, e tem a obrigação de conhecer os seus direitos e obrigações. Sugiro que os nossos políticos deixe os seus gabinetes e vejam a realidade das famílias que não um lar digno, e que façam cumprir o att 5 da nossa Constituição (direitos básicos).

    Wilson

    Há 167 dias

    Ótima Informação, Tem muito Sindico se fazendo de Político para ganhar voto , Oferecendo algo há mais para moradores apoiadores para fazer o que não deve em condomínio, uma verdadeira vergonha moradores deveriam ser mais unidos,fiscalizar acompanhar tudo que acontece dentro condomínio, Deixa sindico a vontade fazer o que não deve depois vem resultado, Nem Todos os Sindico agem dessa maneira.